quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Resenha - South Asia’s Child Rights Theatre for Development: the empowerment of children who are marginalised, disadvantaged and excluded.

Resenha – ETHERTON, M. South Asia’s Child Rights Theatre for Development: the empowerment of children who are marginalised, disadvantaged and excluded. In: Boon, R.; Plastow, J. Theatre and Empowerment: Community Drama on the World Stage. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 188-219.


por Sabrina Lima dos Santos - PIBIC/UEPB 
   
Theatre and Empowerment se trata de uma apresentação de diversos projetos desenvolvidos a partir da arte como ferramenta de transformação e desenvolvimento social com as camadas sociais marginalizadas. Tais projetos são desenvolvidos por estudiosos/artistas, que mostram a capacidade do teatro, da música, da dança e performances nas diversas comunidades em que são aplicados os projetos, afirmando o resultado positivo e a necessidade desses processos na afirmação e no empoderamento do ser, despertando a voz e desabrochando a identidade das comunidades marginalizadas. Irei me debruçar aqui sobre o Capítulo 8 do livro, em que, particularmente, me interessa bastante. Tal capítulo analisa um projeto de teatro com crianças excluídas, no Sul da Ásia, como ferramenta para a promoção da auto afirmação e garantia dos seus direitos.

Theatre for Development (TFD) foi o projeto idealizado por Michael Etherton, que parte da idéia de workshop teatrais para o desenvolvimento e garantia dos direitos das crianças, que se estendeu por várias regiões do Sul da Ásia - Índia, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Nepal - e foi trabalhado de diversas formas. A primeira experiência do TFD foi realizado na comunidade de Dhaka, em Bangladesh, em 1988. A oficina foi realizada com os ativistas do programa de desenvolvimento de Bangladesh, Save the Children, e alguns estudantes de teatro da Universidade de Dhaka. Em um primeiro momento, foi-se trabalhada com os moradores de uma aldeia remota do país e foi perceptível um entusiasmo e uma participação intensa e inesperada da comunidade. Jovens, adultos e mulheres começaram a desenvolver performances e debates sobre a identidade de cada um dentro da comunidade.

Posteriormente, foi-se amadurecendo a ideia de trabalhar o TFD na perspectiva de assegurar e auto-afirmar os direitos das crianças excluídas. Com o projeto, as crianças conseguem comunicar as suas perspectivas para adultos em posições de poder e autoridade, abrindo espaço para diálogos entre eles sobre a garantia dos direitos dos jovens e crianças marginalizados. De acordo com a The Convention on the Rights of the Child (CRC), que foi a escora para o ativismo mundial para assegurar o reconhecimento global a e compreensão dos Direitos da Criança, os artigos 12°, 13° e 15° garantem a participação das crianças em tomadas de decisões. De acordo com esses artigos a criança tem o direito de formar opiniões e de expo-las, aplicando, também, em assuntos judiciais e administrativo que a envolva, tem o direito de transmitir e receber informações por meio de qualquer ferramenta midiática e possui o direito à liberdade de associação.

A partir disso, a atuação do TFD é de uma utilidade pública imprescindível a partir do momento em que utiliza a arte, o teatro, para a promoção do desenvolvimento de uma camada social marginalizada no Sul da Ásia, dando vozes aos oprimidos. O processo pelo qual perpassa o projeto é sensível e humano; o TFD preza pelas criações dos dramas de maneira coletiva e criativa, visando a problematização dos assuntos que lhes dizem respeito através da comunicação entre os participantes e de performances expressivas, não se debruçando pelo teatro didático, onde há um script pronto. Essa criatividade coletiva permite que as crianças e os jovens explorem e despertem o poder de escutar e compreender o outro, desabrochando o empoderamento do ser.

Os impactos do Theatre for Development são positivos e impactantes, sendo uma forma de crítica aos descasos governamentais dos países Sul Asiáticos e sendo um agente ativo que promove a auto-afirmação da identidade das crianças e dos jovens socialmente marginalizados. Uma grande movimentação de ONGS estão se aliando para solidificar o reconhecimento do estatuto legítimo das crianças e jovens, o 'Movimento das Crianças' e o TFD esta sendo um ator importantíssimo nesse processo. 

Theatre for Development transcende todos os patamares de exclusão social e da marginalização da sociedade. A partir do momento em que as crianças escolhem os métodos de expressão, as dinâmicas a serem trabalhadas e os problemas a serem dramatizados, elas estão exercendo seus direitos e desenvolvendo o empoderamento. Elas enxergam os problemas de diversas formas e é a partir disso que se pode encontrar uma forma alternativa e eficaz para resolve-los. É necessário que se perceba e valorize essa capacidade da arte no processo de sensibilização, de empoderamento e de segurança humana. A arte transforma; a arte cria pontes de comunicação; a arte pacífica; a arte soluciona; e é preciso exerga-la como uma ferramenta poderosa para a promoção da paz, seja no teatro, na dança, na música ou no papel.

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