quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Curso de Performance for Social Change, com Cynthia Henderson

Durante o mês de agosto, o GEPASM/PUA convidou a especialista Fulbright Cynthia Henderson, da Universidade de Ithaca, professora de Teatro e criadora do projeto Performing Arts for Social Change, para desenvolver um trabalho de performance teatral. 

Integrantes do Projeto Universidade em Ação (PUA), docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de profissionais da área de teatro, estiveram reunidos na formulação da peça teatral que refletiu as situações de violência vivenciadas por algumas comunidades da cidade de João Pessoa.


Entrevistas, conversas, discussões, exercícios e improvisações foram desenvolvidas com o elenco, sob a coordenação e direção de Cynthia Henderson, durante o processo de construção. O resultado dessas atividades deu forma ao script composto por monólogos e cenas que expressam determinados fatos e pontos de vista sobre a violência sentida e vivenciada pelas comunidades pessoenses. 

O projeto deu origem à peça, denominada "Por Quem Choramos? A violência descoberta", que foi apresentada em duas escolas, no dia 27 de agosto: às 10 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Ângela, no Cristo, e às 17  horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dumerval Trigueiro Mendes, no Rangel. Após as duas apresentações, seguiu-se um debate com as pessoas que assistiram, entre alunos e educadores, para saber o que haviam achado. Na segunda apresentação, contamos com a presença de Geraldo Amorim, secretário de Segurança e Cidadania do Município de João Pessoa.
O foco principal da peça foi o de gerar a discussão e o entendimento, por parte dos ouvintes, dos problemas ligados à violência, que muitas vezes são silenciados, não discutidos. Buscar o estranhamento da violência costumeira, cotidiana, e a reflexão. 




Além disso, o interesse é que os que participaram do curso possam criar workshops e cursos voltados a que a juventude dos bairros do Cristo e Rangel, principalmente, faça suas peças, abordando problemas escolhidos pelos próprios participantes, com o intuito da construção da paz.

No dia 16 de outubro, haverá a reapresentação da peça na Praça da Amizade, no Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário