Pesquisas e extensões em andamento

1. Projeto Universidade em Ação
Prof. Paulo R. L. Kuhlmann, Dr.
Vínculo: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais – Universidade Estadual da Paraíba (UFPB)

O Projeto Universidade em Ação (PUA) é formado por estudantes do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membros da comunidade do Cristo e Rangel. Desde 2011, o PUA está vinculado ao curso de graduação em Relações Internacionais e à Pró-Reitoria de Extensão da UEPB.

Sua estratégia consiste em performances de clown (em escolas e locais públicos), aulas de dança, apresentações de teatro, rodas de diálogos e oficinas e intervenções artísticas em locais marginais (como o asilo ASPAN e o presídio feminino Júlia Maranhão) para abordar de forma lúdica questões como a violência, a insegurança e a busca por emancipação, segurança humana e paz, de modo a combater a violência e promover a transformação social nos bairros do Cristo e Rangel em João Pessoa. 


2. O desafio da paz na América do Sul: as perspectivas de entidades de análise de conflitos e a atuação da UNASUL frente aos litígios potenciais (PROJETO DE PESQUISA - CHAMADA UNIVERSAL– MCTI/CNPq Nº 14/2014)
Prof. Marcos Alan S. V. Ferreira, Dr.
Vínculo: Departamento de Relações Internacionais – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A pesquisa propõe mapear e analisar um aspecto de profunda importância para a presença de violência doméstica e interestatal na América do Sul. O estudo visa preencher uma lacuna importante ao contribuir na comparação de diferentes perspectivas de instituições especializadas em análises de fragilidades institucionais ou baixa governabilidade estatal que se cristalizam em ameaças à paz. Em face da atual conjuntura proposta por esses institutos, será de grande valia compreender como tem se dado a atuação da UNASUL, assim como suas possibilidades de ação futura.

O recorte temporal da pesquisa (2006 a 2012) é pensado ao se levar em conta um marco relacionado diretamente com a temática: o ano de 2008 representou a criação do tratado constitutivo da UNASUL, fato importante na consolidação da cooperação sul-americana e na busca plena da paz na região. Diante da impossibilidade temporal de uma análise de um período mais amplo – fato que acarretaria a dificuldade da conclusão da pesquisa em tempo hábil – nos deteremos numa análise apurada dos últimos sete anos. Tal escolha permite uma análise focada nos resultados esperados pela chamada pública do projeto, abarcando os dois anos anteriores da criação da UNASUL até o ano de 2012.

Quanto aos institutos de análise de conflitos escolhidos para análise, buscou-se identificar entidades reconhecidas, ainda que diferentes em seus objetivos e composições. A ideia com essa escolha é de termos uma visão mais ampla dos problemas vividos na América do Sul, como Uppsala Conflict Data Program, Fund for Peace, PRG Group, Instituto Igarapé e InSight Crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário